Global Action Plan on Physical Activity 2018-2030

“A falta de atividade física custa ao país centenas de milhões de anos”

Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde em entrevista ao JZ

 

Em 2015, do atual Governo, recebeu do ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, a delegação de competências para, como secretário de Estado adjunto, abrir uma nova frente de intervenção para melhorar a saúde, portanto, a qualidade de vida dos cidadãos: o desenho de uma estratégia para combater o sedentarismo dos portugueses e promover a prática de atividade física.
“A falta de prática diária de atividade física custa a Portugal centenas de milhões de euros”, contabiliza o secretário de Estado Fernando Araújo, apoiado por estudos já efetuados, em entrevista ao JZ.
Fernando Araújo entregou a um especialista, Pedro Teixeira, professor catedrático na Faculdade de Motricidade Humana e investigador, formado na Universidade do Arizona (EUA), a missão de constituir uma equipa para desenhar o Plano Nacional para a Promoção da Atividade Física. A equipa foi formada e o plano está em marcha, com primeiros resultados já à vista: “Em consultas do Serviço Nacional de Saúde, em Unidades de Saúde Familiar já começou a funcionar uma ferramenta de aconselhamento breve para a atividade física”, congratula-se o médico e secretário de Estado Fernando Araújo, nesta entrevista ao JZ. A ampliação deste programa com consultas dedicadas à prescrição de atividade física está nos passos seguintes.

Fernando Araújo

Fernando Araújo

Fernando Araújo, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde em entrevista ao JZ:
“A falta de atividade física custa ao país centenas de milhões de anos”

Fernando Araújo, doutorado em Medicina pela Universidade do Porto e pós-graduado em Gestão pela Universidade Católica, especializou-se em imuno-hemoterapia.

ANDAR A PÉ MUDA TUDO: São muitas as razões para andar a pé e outras tantas as motivações.

A ABRIR CAMINHO: O que a Ciência nos explica sobre os benefícios de andar a pé. São cada vez mais robustos os argumentos.

© All rights reserved

Coletivo Zebra

Translate »