Global Action Plan on Physical Activity 2018-2030

”Começou um movimento social para a atividade física”

 FIONA BULL

Fiona Bull esteve em Lisboa para o lançamento, pela OMS, do GAPPA 2018/2030 (Global Action Plan for Physical Activity). Em entrevista ao JZ, mostra-se categórica: “Já começou um  movimento social para a prática de atividade física”. Estamos perante uma prioridade planetária. Esta especialista com mais de 160 artigos publicados diz-nos que a necessidade de atividade física está a tornar-se uma prioridade para os Estados. Fiona mostra-se confiante porque o plano de ação está bem estudado: “Sabemos o que fazer e estamos prontos para agir”. Assume que a ação já começou. A professora Fiona Bull insiste, nesta entrevista ao JZ, no que considera fundamental, a questão do direito de todos: “Toda a gente, tem direito à saúde e a ambiente saudável”.  Chama a atenção para a realidade de desigualdades sociais para enfatizar: “Temos o dever de assegurar o cumprimento desse direito para todos. A atividade física é para todos, temos de criar as condições para concretizar esse direito”. Curiosamente, quase ao mesmo tempo que decorria esta entrevista, o primeiro-ministro António Costa, no palco da apresentação do GAPPA defendia que é preciso fazer de cada rua um local para uma vida ativa saudável.
​ FIONA BULL

​ FIONA BULL

Fiona Bull foi presidente da International Society for Physical Activity and Health, é professora no Institute of Public Health da Universidade de Cambridge, e diretora do Centre for Built Environment and Health na Universidade da Austrália Ocidental. É consultora da Organização Mundial de Saúde, em vários grupos de trabalho.
É uma cientista com trabalho de investigação focado em qualidade de vida ativa e prevenção de doenças não transmissíveis. Tem vasta experiência internacional em trabalho multidisciplinar que junta decisores políticos, investigadores e indústria, articulando saúde pública e educação.

ANDAR A PÉ MUDA TUDO: São muitas as razões para andar a pé e outras tantas as motivações.

A ABRIR CAMINHO: O que a Ciência nos explica sobre os benefícios de andar a pé. São cada vez mais robustos os argumentos.

© All rights reserved

Coletivo Zebra

Translate »